SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Preditores de saúde e bem-estar psicológico em adolescentes gestantesAdaptação brasileira da Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

KRISTENSEN, Christian Haag; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  y  KASZNIAK, Alfred W.. Transtorno de estresse pós-traumático e funções cognitivas. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp.17-23. ISSN 1413-8271.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno prevalente, associado a alterações neurobiológicas e cognitivas. O presente artigo é um estudo teórico sobre as aplicações da avaliação neuropsicológica no TEPT. Inicialmente são revisados aspectos conceituais do transtorno, bem como alterações neurobiológicas relacionadas aos prejuízos cognitivos comumente detectados. Finalmente, argumenta-se que a avaliação dos prejuízos nas funções de memória, atenção e, sobretudo, funções executivas são relevantes tanto para a intervenção clínica junto ao paciente quanto para o refinamento das teorias psicológicas do TEPT.

Palabras clave : Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Cognição; Trauma; Funções executivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )