SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Análisis factorial con información completa de una prueba de Comprensión en Lectura en EstadísticaEl rescate de las demostraciones: una contribución de la informática a la formación del profesor de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

SISTO, Fermino Fernandes  y  RUEDA, Fabián Javier Marín. Estudo sobre as relações entre Autocontrole e Traços de Personalidade. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp.369-380. ISSN 1413-8557.

Este estudo investigou as relações entre o autocontrole e traços de personalidade. Foram aplicadas as Escalas Feminina e Masculina de Autocontrole e a Escala de Traços de Personalidade para Crianças em 606 crianças de ambos os sexos, com idade entre 8 e 10 anos de uma escola pública. Verificaram-se correlações negativas e significativas entre os traços de extroversão e sociabilidade e o autocontrole, tanto nas meninas quanto nos meninos. Nos traços de personalidade psicoticismo e neuroticismo evidenciaram-se correlações positivas e significativas com o autocontrole, também em ambos os sexos. Os grupos extremos formados em razão dos traços de personalidade também foram diferenciados significativamente no autocontrole. Dessa forma, os resultados foram interpretados como evidências de validade para as Escalas Feminina e Masculina de Autocontrole.

Palabras clave : Validade do teste; Avaliação psicológica; Medidas de atitude.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )