SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Evaluación del entrenamiento de lectura comprensiva y crítica: estudio con universitariosDesvendando la queja escolar: un estudio en el servicio de Psicología de la Universidad Federal de Rondônia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

DUPRET, Leila. Subjetividade e Arte de Rua: 100% Graffit. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp.413-421. ISSN 1413-8557.

O trabalho de Psicologia Escolar/Educacional teve como ponto de partida uma demanda dos jovens que integram comunidades pertencentes a Itaipu, Camboinhas e Piratininga, região oceânica do Estado do Rio de Janeiro, e participavam de atividades oferecidas pela Fundação Gol de Letra. A meta da intervenção psicológica era interferir na construção da subjetividade dos membros do grupo participante com ações educativas complementares, a partir da realização de oficinas de grafite, conforme sugerida pelos jovens. Quando entendido como uma linguagem que pretende transmitir anseios ou revelar inquietações, o grafite inclui necessariamente o componente psicológico presente na arte. Ademais, na relação educativa é fundamental estimular a competência dos educandos, enaltecendo suas iniciativas, no sentido da independência de suas ações, decisões e possibilidades de auto-aperfeiçoamento no aprendizado. As oportunidades oferecidas, combinadas com a capacidade e potencial humano, podem favorecer o reconhecimento do pensamento criativo e a autonomia no processo de aprender.

Palabras clave : Subjetividade; Ações educativas; Aprendizado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )