SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Modernidad anómala y preescola: análisis de una relación pedagógica y sus efectos en la ontogénesis de la conciencia infantilLa indisciplina escolar en las representaciones sociales de los docentes en Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975

Resumen

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento  y  RISTUM, Marilena. A violência psicológica na relação entre professor e aluno com dificuldades de aprendizagem. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp.104-126. ISSN 1414-6975.

Neste trabalho, buscou-se investigar as ações do professor que se caracterizam por violência psicológica no cotidiano escolar. A pesquisa, pautada nas diretrizes epistemológicas da investigação qualitativa, foi realizada em uma escola pública que atende crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes foram quatro crianças e sua professora. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação com recurso do diário de campo, videogravação e entrevista semiestruturada. As ações identificadas como violência psicológica foram: rejeição, humilhação e indiferença. Observou-se que a escola passou a ser objeto de um temor proveniente de vivências marcadas por ações de segregação, punição e desrespeito à condição dos alunos com dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, ao saber dessas crianças que fracassavam nesse importante cenário de seu desenvolvimento.

Palabras clave : dificuldades de aprendizagem; violência psicológica; relação professor-aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )