SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Contribución de psicoanálisis para educación: la transferencia en relación maestros/estudiantesDiferentes grados de ansiedad a las matemáticas y el rendimiento académico en la escuela primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

BENTES, Márcia Cristina Benigno  y  KATO, Olívia Misae. Fatores que afetam a evasão na educação a distância: curso de administração. Psicol. educ. [online]. 2014, n.39, pp.31-45. ISSN 1414-6975.

A evasão discente é definida como a saída do estudante de um curso sem concluí-lo com sucesso. No Brasil, a evasão nos cursos a distância é frequente e geralmente tem sido pesquisada em cursos de curta duração. O presente estudo analisou os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do curso de Administração na modalidade de educação a distância de uma universidade pública e uma privada. Os evadidos responderam um questionário enviado por e-mail. Nos resultados obtidos nas duas universidades pesquisadas, verifica-se que os fatores mais recorrentes como motivadores da Evasão foram a falta ou pouco tempo para dedicar-se aos estudos e tarefas na UFPa e dos alunos evadidos da UNESA o que também é apontado em outros estudos.

Palabras clave : evasão; educação a distância; universidade pública e universidade privada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )