SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número17Considerações a respeito da violência intra-psíquica na prática psicanalíticaSobre a importância de adoecer: uma visão em perspectiva da psicossomática psicanalítica no século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

FONTES, Ivanise. A ternura tátil: o corpo na origem do psiquismo. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.17, pp.109-120. ISSN 1415-1138.

O artigo aponta a importância do corpo na origem do psiquismo. Esse fato cria a necessidade de rever a noção de corpo na teoria psicanalítica. A sensorialidade ganha uma nova dimensão com a análise do texto freudiano O ego e o id. A contribuição de duas psicanalistas, F. Tustin e G. Haag, também ressalta o aspecto sensorial na constituição primordial do psiquismo. O fenômeno da transferência é colocado em evidência por favorecer o retorno das impressões sensíveis. A inclusão da escuta do corpo sensível do paciente é fator relevante no atendimento das psicopatologias com uma construção egóica precária, como nas personalidades aditivas, os casos-limites, as psicossomatizações e os estados depressivos.

Palabras clave : Corpo; Sensorialidade; Nascimento psíquico; Psicopatologias contemporâneas; Transferência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )