SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23A psicanálise diante do outro (ou o "inquietante" divã de Procusto)Catástrofe e sublimação na poesia de Paul Celan: apontamentos sobre uma dor que dorme com as palavras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

PERGHER, Daniel Nardini Queiroz  y  CARDOSO, Carmén Lúcia. A experiência do aprendizado na observação da relação mãe-bebê-família. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23. ISSN 1415-1138.

Este artigo busca compreender o desenvolvimento do papel do observador analisando recortes das sessões de observação da relação mãe-bebê-família. Foram realizadas observações semanais da relação mãe-bebê durante um ano e seis meses, segundo o método proposto por Esther Bick. Todas as observações foram transcritas e se constituem o corpus de análise desta investigação, a partir do referencial psicanalítico. Na análise, destacamos algumas das transformações no papel de observador. Inicialmente marcado por uma postura mais crítica e intervencionista em relação à família, caminhando, com a ajuda das supervisões, para uma postura mais reflexiva e curiosa. Ampliando a capacidade de pensar as experiências vividas, o que favoreceu o surgimento de um novo contato com a família.

Palabras clave : Observação; Relação mãe-bebê; Família; Supervisão; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués