SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Eu confio no meu marido: estudo da representação social de mulheres com parceiro fixo sobre prevenção da AIDS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FORMIGA, Nilton Soares. O tipo de orientação cultural e sua influência sobre os indicadores do rendimento escolar. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp.13-29. ISSN 1516-3687.

Este artigo tem como objetivo avaliar a relação entre o tipo de orientação cultural (individualista ou coletivista) e indicadores de rendimento escolar. A identificação das causas do rendimento escolar tem enfocado aspectos socioeconômicos, psicológicos e sociológicos; tal problema se insere num contexto mais amplo, considerando outras variáveis capazes de responder melhor essa questão. Participaram 710 sujeitos dos níveis fundamental e médio, de ambos os sexos e de idade entre 11 e 21 anos. Aplicaram-se os instrumentos sobre os atributos de individualismo e coletivismo, os indicadores de rendimento acadêmico (horas dedicada aos estudos, autopercepção como estudante e nota no final do semestre) e de caracterização sociodemográfica. Com os resultados encontrados, foi possível considerar a importância das dimensões culturais quando se trata do rendimento escolar, caracterizando novas perspectivas para relação ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Rendimento escolar; Individualismo; Atitudes; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )