SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Precisión entre evaluadores y por el método test-retest en el Bender-Sistema de Pontuación Gradual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

ROCHA, Marina Monzani da; ARAUJO, Lucirley Guimarães de Sousa  y  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Um estudo comparativo entre duas traduções brasileiras do Inventário de Auto-avaliação para Jovens (YSR). Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.14-24. ISSN 1516-3687.

O Inventário de Auto-avaliação para Jovens é um questionário norte-americano de auto-avaliação de comportamento para jovens (de 11 a 18 anos). Uma revisão da literatura indicou a ausência de validação desse instrumento no Brasil e a coexistência de duas traduções, aqui denominadas Formas A e B. Para superar tal dificuldade, facilitando trabalhos futuros de validação, 90 adolescentes (M = 13,12; DP = 0,805) de três cidades brasileiras preencheram sucessivamente as duas traduções: metade deles na seqüência A-B e a outra metade na seqüência B-A. Nas duas situações, os participantes fizeram um intervalo correspondente a uma aula antes de preencherem a segunda forma. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas respostas dadas às duas formas. O índice de correlação entre A e B foi alto para a maioria das escalas analisadas, indicando equivalência de conteúdo entre elas. Conclui-se que o desejável é ter apenas uma forma em uso no Brasil, em função de os resultados terem demonstrado que as duas traduções são capazes de mensurar de maneira próxima os comportamentos propostos.

Palabras clave : Distúrbios do comportamento; Adolescência; YSR; Avaliação psicológica; Correlação estatística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )