SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Relaciones emergentes después de la enseñaza de comportamiento textual por medio del procedimiento de discriminación simple en niñosHistoria conductual: efectos de la historia de refuerzo en FR acerca de una actuación posterior en DRL en ratas Wistar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  y  SANTOS, Eline de Melo. Constituição do professor-leitor: condições e compreensão de leitura em alunos universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.96-111. ISSN 1516-3687.

Objetivou-se (i) investigar as condições de leitura de professores em formação inicial, dentro e fora do espaço dessa formação; (ii) avaliar a compreensão de leitura desses futuros profissionais quando em interação com diferentes gêneros textuais; (iii) evidenciar a relação entre o desempenho em compreensão de leitura e as condições de participação em práticas de letramento. Participaram nove alunos de licenciaturas diversas, cursando a partir do 4º período, de universidade pública do Recife. Realizaram-se entrevista para investigação da história de leitura e atividade de compreensão textual de uma crônica, um artigo científico e um texto de opinião. Verificou-se que os cursos de formação de professores favorecem o contato com gêneros ainda desconhecidos dos estudantes (artigo científico), mas os afasta de outras leituras (a deleite); que os participantes, de modo geral, compreenderam os três gêneros textuais; e que aqueles que têm maior contato com outras linguagens tiveram melhor desempenho na compreensão dos textos lidos.

Palabras clave : Compreensão textual; Condições de leitura; Gêneros textuais; Formação de professores; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )