SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1La contribución de análisis de las nociones de espacio, tiempo y causalidad en las técnicas proyectivas diagnósticas: ludodiagnóstico y diseño de la figura humanaEstado del arte sobre el Servicio Residencial Terapéutico en Brasil: un panorama exploratorio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

BRANDT, Ricardo et al. Relações entre os estados de humor e o desempenho esportivo de velejadores de alto nível. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.117-130. ISSN 1516-3687.

A vela é um esporte que exige do atleta diferentes demandas, tais como: interpretação das ações do vento e do mar, tomada de decisões rápidas, concentração e equilíbrio emocional. O humor é um estado emocional ou afetivo com duração variável e não permanente, sendo uma reação aos acontecimentos e sentimentos vivenciados pelas pessoas. Composto pelos fatores tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão, o humor é uma variável importante para o rendimento de velejadores, pois as características da modalidade estão relacionadas a cada um dos seus fatores. É discutida a relevância dos fatores do humor na prática da vela, bem como as possibilidades de intervenção de técnicos e especialistas em psicologia do esporte que buscam o melhor rendimento de velejadores, seja em treinamento, seja em competição. Destaca-se ainda que situações de treinamento e competição podem exigir dos velejadores que buscam o alto rendimento diferentes perfis de humor.

Palabras clave : Desempenho esportivo; Atletas; Psicologia; Emoções; Humor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )