SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Grupo de terapia cognitivo‑conductual para adultos mayores con síntomas de ansiedad y depresión: Resultados preliminaresPruebas informatizadas como una ayuda en la Selección de Recursos Humanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

BATAGLIA, Patricia Unger Raphael  y  BORTOLANZA, Marcia Regina. Formação profissional e conceitos de moral e ética em estudantes de psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.126-140. ISSN 1516-3687.

Este artigo trata da influência do ambiente acadêmico nos conceitos de moral e ética em alunos de psicologia. Esse ambiente deve proporcionar oportunidades para que o aluno perceba que sua atuação profissional demanda reflexão. Com o objetivo de verificar se os conceitos de moral e ética, na atuação do psicólogo, variam e como os alunos concebem as oportunidades de assunção de responsabilidade e de reflexão dirigida ao longo do curso, foram convidados estudantes de primeiro e último anos de psicologia a responder a dois questionários: um de avaliação do ambiente acadêmico e outro sobre conceitos de moral e ética. Os instrumentos foram analisados separadamente e de modo cruzado. Alguns resultados foram: os alunos não percebem muitas oportunidades de assunção de responsabilidade e reflexão dirigida, durante a formação, e os conceitos de moral e ética apresentados pelos alunos são, indistintamente, ligados a regras e ao código de ética.

Palabras clave : moral; ética; formação em psicologia; acadêmicos; universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )