SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O sublime e o natural hermeneuticamente revisitadosGoverno e direção de consciência em Foucault índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

FABRI, Marcelo. Claridade e obscuridade: Heidegger, Levinas e o Deus invisível. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.73-88. ISSN 1517-2430.

O artigo examina o par claridade/obscuridade em Heidegger e Levinas. No primeiro filósofo, é a interpretação de Hölderlin que se encontra em questão. No segundo, é toda uma influência de Shakespeare e do judaísmo que é preciso considerar. Sabe-se que o pensamento de Levinas se desenvolve, sobretudo, como crítica ao caráter desumano do Ser e do Sagrado. Esta atitude parece separá-lo radicalmente do elogio da linguagem poética. O artigo ressalta, no entanto, que apesar da notória distância entre os dois filósofos, uma aproximação se torna possível. É que, guardadas as peculiaridades e preferências temáticas, eles terminam se encontrando, no momento em que procuram pensar o existente humano mediante uma fenomenologia da invisibilidade do Deus.

Palabras clave : claridade; obscuridade; sagrado; ser; fenomenologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )