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Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148versión On-line ISSN 2175-3644

Resumen

DIEZ GUTIERREZ, Enrique Javier; CANO GONZALEZ, Rufino  y  VALLE FLOREZ, Rosa Eva. La cultura sexista y la violencia en los videojuegos. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.13-32. ISSN 1518-6148.

Este artigo é resultado de uma investigação desenvolvida ao longo dos anos de 2003-2004 pelas Universidades de León e Valladolid (ambas da Espanha), sobre os conteúdos e valores promovidos pelos videogames de maior êxito comercial entre os jovens e adolescentes. A metodologia de investigação empregada foi de corte quantitativo, não experimental e mediante pesquisa descritiva. As ferramentas que empregamos nesta investigação conformam uma ampla bagagem de de instrumentos de avaliação, em que os questionários (5000 por toda a Espanha), os estudos de caso (22 com 44 participantes), as entrevistas (60), os grupos de discussão (13), as observações de campo (20), a análise gráfica das revistas de primeira linha do mercado (as 14 mais vendidas no anos de 2002-2004) e a análise videográfica dos jogos mais vendidos (os 250 mais vendidos) nos trouxeram todas as informações que, a priori, pretendíamos, com uma grande riqueza de detalhes. A principal conclusão a que chegamos é que todos os videogames analisados usados por jovens e adolescentes entre os 7 e 23 anos tendem a promover uma cultura sexista que podemos denominar como "cultura do macho", e culto à violência de todo tipo.

Palabras clave : videogames; cultura sexista; violência; racismo; mídia.

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