SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Novos desafios para a psicanáliseExternalismo, linguagem privada e os chistes como formação do inconsciente na teoria psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cógito

versión impresa ISSN 1519-9479

Resumen

JUNIOR, Cristóvão de Melo Goes. A importância da psicologia criminal na investigação policial. Cogito [online]. 2012, vol.13, pp.32-40. ISSN 1519-9479.

Investigações Criminais realizadas pela Polícia e veiculadas pelos meios de comunicação nos colocam perante crimes considerados inacreditáveis pela carga de crueldade aplicada pelo criminoso a sua vítima. Tais crimes e criminosos merecem uma atenção especial porque, na maioria das vezes, são cometidos por portadores de transtornos mentais. Por isso, deve o Investigador de Polícia utilizar vários instrumentos e técnicas dispostos pela legislação penal que têm por fim apontar como o crime foi cometido, quais os instrumentos e métodos utilizados pelo criminoso; análise do local, a assinatura deixada; o perfil e o comportamento da vítima.

Palabras clave : Investigação Policial; Portadores de Transtornos Mentais; Crimes Cruéis; Técnicas de Investigação Policial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )