Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Psic: revista da Vetor Editora
versión impresa ISSN 1676-7314
Resumen
MELO-SILVA, Lucy Leal; NOCE, Mariana Araujo y ANDRADE, Patrícia Pasqua. Interesses em adolescentes que procuram orientação profissional. Psic [online]. 2003, vol.4, n.2, pp.06-17. ISSN 1676-7314.
A avaliação de instrumentos utilizados nas práticas psicológicas, assim como dos interesses de pessoas que procuram Orientação Profissional, tem sido considerada relevante objetivando o planejamento de intervenções eficazes. Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar a estrutura de inclinação profissional de adolescentes que procuraram espontaneamente um serviço de uma universidade pública de uma cidade de porte médio. A amostra foi composta por 136 orientandos (39 do sexo masculino e 97 do sexo feminino), entre 16 e 20 anos, provenientes de escolas particulares e públicas, que foram atendidos nos anos de 1997 e 1998. Os adolescentes participaram de cerca de 12 sessões de atendimentos. Em uma delas foi aplicado o Teste de Fotos de Profissões (BBT Berufsbilder Test), de Achtnich, formas masculina e feminina. O presente estudo sistematiza os dados quantitativos obtidos pelo do BBT: a produtividade, os interesses primários e secundários (positivos e negativos), as fotos mais escolhidas e mais rejeitadas. Os resultados dos grupos masculino e feminino foram comparados, sendo evidenciadas semelhanças e diferenças entre os mesmos. Os referidos resultados também foram analisados e discutidos com base na padronização para a população brasileira da versão original da técnica e em dados obtidos na amostra suíça. São levantadas hipóteses explicativas para os resultados encontrados.
Palabras clave : Teste de Fotos de Profissões (BBT); Inclinação profissional; Teste de interesse; Orientação profissional; Avaliação de interesse.