SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Implicancias del cuento terapéutico en el bienestar psicológico en mujeres y sus correlatos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

SILVA, Carlos Henrique  y  GRUBITS, Sonia. Discussão sobre o efeito positivo da equoterapia em crianças cegas. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp.06-13. ISSN 1676-7314.

A equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo como um instrumento cinesioterapêutico para proporcionar uma melhora nas áreas motoras, cognitivas e emocionais de indivíduos portadores de necessidades especiais. Uma pesquisa foi conduzida com cinco crianças com diagnóstico de cegueira de acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), na faixa etária de 5 a 11 anos de idade. O processo mostrou que sua aplicação, quando realizada com técnicas adequadas e por equipe capacitada, proporciona melhoras nos aspectos motores - relacionados à marcha e ao equilíbrio, aspectos cognitivos -, na aprendizagem pela estimulação dos outros sentidos e nos aspectos emocionais - relações sociais e sentimento de segurança.

Palabras clave : Equoterapia; Recurso terapêutico; Cegueira; Aspectos motores, cognitivos e emocionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )