SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Fidedignidad y Validez del Test de Pfister para Evaluación de los niñosEl strés en el pelo: revisión sistemática de cortisol en el pelo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  y  COLOGNESE, Bruna Tolotti. Prejuízos de funções executivas em usuários de cocaína e crack: case studies. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp.195-201. ISSN 1677-0471.

O uso abusivo de substâncias é comportamento que causa danos significativos à saúde, sendo um dos principais problemas de saúde pública. A compreensão dos prejuízos ocasionados é fundamental para traçar estratégias mais eficazes de tratamento. A presente pesquisa propôs-se a investigar alterações neuropsicológicas em usuários cocaína e crack, identificando prejuízos nas funções executivas. Cinco pacientes, usuários de cocaína e/ou crack, participaram do estudo, por meio de aplicação de uma entrevista semiestruturada, do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (Neupsilin), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e Teste não verbal de inteligência geral – BETA III. Os resultados da avaliação demonstraram prejuízos na velocidade de processamento cognitivo, dificuldade no raciocínio geral e dificuldades em tarefas envolvendo atenção e memória na maioria dos sujeitos. Sendo estas funções necessárias ao funcionamento executivo, pode-se estimar que estes prejuízos na cognição e comportamento dos pacientes prejudiquem a aderência ao tratamento e manutenção da abstinência.

Palabras clave : neuropsicologia; funções executivas; cocaína; crack.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )