SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Violencia doméstica contra las mujeres: una mirada por el camino de los afectos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.27 no.1 Belo Horizonte ene./abr. 2021

 

EDITORIAL

 

Prezados leitores e leitoras,

Sempre aberta à diversidade e complexidade do campo da Psicologia, tanto na pesquisa quanto nas experiências de trabalho e de intervenção psicológica, Psicologia em Revista reúne, neste primeiro número de 2021, diversas perspectivas teórico-metodológicas que mostram a riqueza que compõe esse campo na atualidade.

Os cinco primeiros artigos tratam do tema da violência, em suas diversas faces, como a violência doméstica e os afetos, as consequências da violência sexual, a violência de gênero sofridas por lésbicas e as dimensões da violência atual presentes no laço social que podem ser articuladas com o auxílio das noções psicanalíticas de desamparo e ausência do outro.

O artigo que segue, sobre o Programa de Proteção a Testemunhas, também fruto de políticas para lidar com a violência, explora a lógica mercantilista que opera nessa política pública, em sintonia com a racionalidade atual do Estado, e indica a necessidade de modificá-la.

Em seguida, temos três artigos que tratam das relações de trabalho e seus efeitos subjetivos. O primeiro deles aborda a precarização das relações na Pós-Modernidade, o segundo trata da clínica do trabalho em uma instituição judiciária federal, e o terceiro explora como o discurso sobre o risco produzido no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil pode limitar a problematização de questões políticas e sociais relacionadas a emergências.

Temos, depois, dois artigos que tratam de questões muito atuais em relação ao campo da saúde. O primeiro sobre o atendimento em saúde, tendo em perspectiva os transexuais. O segundo, reportando resultado de pesquisa sobre o sofrimento mental de mulheres durante a pandemia e alguns de seus efeitos.

Na sequência, são apresentados dois artigos que tratam de crianças, porém com focos distintos, ambos relevantes. Um deles relata a intervenção realizada em escola com crianças do ensino fundamental para desconstruir estereótipos e afrouxar as amarras do controle e da disciplina, e o outro realiza uma revisão de literatura sobre o tema da compreensão emocional infantil.

Por fim, temos dois artigos de cunho teórico que exploram questões contemporâneas. O primeiro procura refletir sobre como as novas tecnologias podem modificar a forma de comunicação entre os psicanalistas e interferir nas modificações teóricas que a psicanálise sofre ao longo das épocas. O segundo explora o tema da correspondência identitária, buscando articular as contribuições sobre a noção de identidade oriundas de diferentes matizes teóricos.

Boa leitura!

A Comissão Editorial

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons