SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Un programa de economía de fichas aplicado a enfermos psiquiátricos crónicos con deterioro cognitivoSobre la importancia de aprender y enseñar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

RODRIGUES, Eduarda Pimentel  y  ALBUQUERQUE, Pedro Barbas de. Produção de memórias falsas com listas de associados: análise do efeito do nível de processamento e da natureza da prova de memória. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.4, pp.113-131. ISSN 1678-5177.

As memórias falsas têm sido amplamente estudadas com base num procedimento experimental designado paradigma DRM (Deese/Roediger/McDermott). Esse paradigma promove a criação de ilusões de memória a partir da apresentação de listas de palavras associadas a um item que não consta da lista. Uma das linhas de investigação com o paradigma DRM visa identificar o momento da criação das falsas memórias e explicar os mecanismos que estão na sua origem. Neste artigo, pretendemos fazer uma revisão da investigação sobre o efeito do nível de processamento e da natureza da tarefa de memória na facilitação ou inibição da produção de memórias falsas com listas de associados semânticos.

Palabras clave : Memória; Memória falsa; Processos associativos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )