SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1From the inevitable to the undesirable: The experience of the stigma of the aging process in the contemporary world índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

TEIXEIRA, Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira  y  NERI, Anita Liberalesso. Envelhecimento bem-sucedido: uma meta no curso da vidaSuccessful aging: a goal in the course of life. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.1, pp.81-94. ISSN 1678-5177.

Não há definição consensual de envelhecimento bem-sucedido. Os termos envelhecimento ativo, robusto e bem-sucedido são usados de maneira indiscriminada para explicar o processo de envelhecer bem. O objetivo deste artigo é discutir o significado de envelhecimento bem-sucedido, enfatizando que a subjetividade do conceito está relacionada à individualidade e às diferenças socioculturais. A longevidade não deve ser o único componente para avaliar o envelhecimento bem-sucedido. Envelhecer bem envolve múltiplos fatores, incluindo individuais, psicológicos, biológicos e sociais. A conclusão é que o bem-estar subjetivo é o componente mais importante para avaliar o “sucesso”. O envelhecimento bem-sucedido assemelha-se a um princípio organizacional que pode ser alcançado estabelecendo-se metas pessoais realistas no curso de vida.

Palabras clave : Envelhecimento; Longevidade; Qualidade de vida; Saúde do idoso.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )