SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Piensando sobre el operador intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

OSPINA, Jessica Marín; URREGO, Ángela María Jiménez  y  BETANCOURT, Eder Antonio Villamarín. A importância da lactância no desenvolvimento físico, psíquico e relacional da criança. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp.07-18. ISSN 1806-2490.

Este trabalho se realiza no marco de uma investigação sobre Nutrição e Vínculo em convenio com a Universidade Pontifica Bolivariana - sucursal Palmira, a Universidade del Valle e o Hospital Departamental Mario Correa Rengifo. Dadas as cifras de duração da lactância materna no Valle del Cauca, somado aos altos índices de má nutrição, se evidencia uma urgência de intervenção à população. Quanto a isso, se toma como eixo a lactância materna, entorno da qual se pode estabelecer o que será a família para criança e o vínculo que se constitui. Para compreender isto, se realiza uma entrevista semiestruturada a duas mães e três observações não participativas, durante o momento da lactância a seus filhos ( treze dias e quarenta e cinco dias, respectivamente), encontrando como resultados iniciais, a importância que tem a família para oferecer um suporte anímico à mãe, o caráter sócio afetivo que rodeia o ato de amamentar e que este, sempre estará mediado por um "outro" que alimenta, estabelecendo a importância da aurora do vínculo afetivo entre mãe e filho. A partir do encontrado, se enfatiza que lactância materna como processo natural representa benefícios quando se faz adequadamente; se destaca que dita alimentação inicial é promotora não somente de uma adequada saúde física e cognitiva, senão de antessala à criação de laços sociais. No entanto alimentação é a ponte para a construção do eu da criança.

Palabras clave : Família; vínculo afetivo; lactância materna; crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons