SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Adoção: proposta preliminar para uma abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental para pais adotantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.5 n.1 Rio de Janeiro jun. 2009

 

EDITORIAL 

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas comemora seu quinto ano como periódico representativo da produção brasileira na área, com participação frequente de autores internacionais. Com certeza um longo e árduo caminho foi percorrido desde que o grupo do Rio de Janeiro, liderado pela Prof.ª Eliane Falcone, se propôs a iniciar a publicação da RBTC. Expresso aqui a gratidão de todos os terapeutas cognitivos às “meninas do Rio”: Eliane Falcone, Mônica Duchesne, Adriana Nunan, Aline Sardinha, Patrícia Barros, Juliana D´Augustin, Conceição Santos, Lívia Santana, Viviane Marinho e Juliana Duarte dos Santos.

É uma honra e um desafio assumir o papel de editora da RBTC. Agradeço o apoio incondicional de todo o grupo que está com a revista desde o início e da Diretoria da FBTC. Este apoio facilita enormemente a manutenção dos padrões já alcançados e o estabelecimento de novas metas, para aprimorar cada vez mais a RBTC. 

O desafio inicial é organizar o site da revista, para que os autores possam fazer submissões de artigos online. O primeiro passo foi dado em junho/09, com um treinamento de capacitação para uso da metodologia SciELO de publicação de periódicos eletrônicos, no âmbito do portal PePSIC, da Biblioteca Virtual em Saúde. O curso foi ministrado por André Serradas, Coordenador do Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Vice-coordenador da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi). A organização da revista, nas normas do Portal, está portanto em andamento.

Este número contém trabalhos relacionados a temas altamente relevantes. Márcia Cristina Nunes Pinto e Patrícia Picon, com experiência em psiquiatria e psicologia jurídica, propõem um protocolo de psicoterapia cognitivo-comportamental em grupo (10 sessões) relacionado à adoção. Esta proposta visa auxiliar nas dificuldades de adaptação ao processo, no vínculo entre adotantes e adotado, na revelação e no manejo de dificuldades que ocorrem no decorrer do desenvolvimento da criança.

Supervisão de futuros psicólogos é um processo complexo, que envolve o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Alessandra Turini Bolsoni-Silva, professora e pesquisadora da UNESP, tem ampla experiência na área. Seu artigo apresenta dados sobre o desenvolvimento de habilidades sociais em estudantes de psicologia e discute repertório social e saúde mental destes universitários.

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, subtipo desatento, é abordado em um estudo de caso por autores da UFRJ e PUC-RJ: Cíntia Machado de Mesquita, Patrícia Ribeiro Porto, Bernard Rangé e Paula Ventura. O tratamento de uma paciente adulta, com diagnóstico de TDAH e depressão, é apresentado com medidas que permitem avaliar a evolução positiva do caso após 20 sessões de TCC.

Transtornos de ansiedade são altamente prevalentes na infância e existem evidências sobre a efetividade da TCC para o seu manejo (Steele, Elkin e Roberts, 2008). Renata Ribeiro Alves Barboza Vianna, Angela Alfano Campos e Jesus Landeira-Fernandez apresentam uma revisão que abrange Transtorno de Ansiedade de Separação, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Ansiedade Social.

O Transtorno Explosivo Intermitente é abordado em um estudo de caso por Tania Mara da Cunha Doutel Barreto, Carla Rodrigues Zanin e Neide A. Micelli Domingos. Após 33 sessões de TCC, importantes resultados foram observados, como redução significativa dos sintomas de inquietação, da ideação violenta e do comportamento agressivo.

Claudia Castañeiras, María Fraga Míguez, Fernando García e Héctor Fernández-Álvarez da Fundación Aiglé (Argentina) e Amparo Belloch da Universidade de Valência (Espanha), apresentam um estudo quali-quantitativo da TC em pacientes com TOC. Este tipo de análise, agregando métodos quali e quantitativos, tem sido incentivado e obtido legitimidade crescente (WHO, 2004).

A prática da Terapia Cognitiva (TC) no Brasil é hoje internacionalmente reconhecida. No último Congresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais (World Congresso of Behavioral and Cognitive Therapies / WCBCT) realizado em Barcelona, clínicos e pesquisadores brasileiros participaram de inúmeras atividades. Para o próximo congresso mundial, que será realizado em Boston, nos dias 02 a 05 de junho de 2010, Marco Callegaro, Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), já foi convidado a integrar o Internacional Advisory Committee. Os interessados podem acessar o site do congresso em:  www.wcbct2010.org

Convido a todos a aproveitarem os artigos aqui publicados e a submeterem suas próprias experiências e pesquisas para publicação futura.

M. Cristina Miyazaki

 

Referências Bibliográficas

Steele R. G.; Elkin, T. D. & Roberts, M. R. (2008). Handbook of evidence-based therapies for children and adolescents. Bridging Science and practice. New York: Springer.

World Health Organization (2004). Prevention of mental disorders. Effective interventions and policy options. Geneva: WHO.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons