SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Influência da religiosidade e sintomas de desesperança em mulheres prisioneirasEl encuadre periodístico en torno a los conflictos hídricos derivados de la mercadocracia en México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

HENRIQUE, Regis Albuquerque; SANTOS, Clara Miranda  y  VIANNA, João Jackson Bezerra. Sentidos e significados do trabalho entre pessoas em situação de rua. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp.109-120. ISSN 1870-350X.

Este artigo pretende apresentar aspectos relacionados aos sentidos e significados dados ao trabalho por pessoas em situação de rua. Esta problemática é crescente não apenas em grandes conglomerados urbanos, mas também nas cidades amazônicas em desenvolvimento. Verificou-se entre esse segmento a existência de sentidos e significados positivos com respeito ao trabalho, apesar das condições extremas de insalubridade e exclusão. Os entrevistados apresentavam-se e se reconheciam por algum ofício ou habilidade que marcava até então suas identidades, atribuíam ao trabalho sentidos e significados de realização, entretenimento, dignidade e saúde. A categoria trabalho pode ser considerada como fator propulsor para a inclusão social e a promoção de saúde. Destaca-se ainda que a observação de aspectos como esses são imprescindíveis para a implementação de políticas públicas mais eficazes e sensíveis à realidade desta população.

Palabras clave : trabalho; pessoas em situação de rua; sentidos; significados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )