SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Intenções comportamentais de comprometimento organizacional: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. v.9 n.1 Florianópolis jun. 2009

 

Editorial rPOT - Nº 1 /2009

 

 

É com prazer que apresentamos mais um número da rPOT à comunidade científica e aos profissionais interessados em pesquisas sobre o comportamento humano nos contextos de trabalho.

Este número da revista, o primeiro de 2009, veicula seis artigos sobre assuntos de relevância na área de organizações e trabalho. O primeiro artigo, redigido por Ionara Houry Heizer, Fernando Coutinho Garcia e Adriane Vieira, relata a aplicação de uma escala de avaliação de intenções comportamentais de comprometimento organizacional em trabalhadores de uma empresa do ramo de informática. O segundo artigo, de autoria de Aline Vieira de Lima Nunes e Samuel Lincoln Bezerra Lins, descreve um estudo sobre vivências de prazer e sofrimento relatadas por servidores de uma instituição pública federal, analisadas de acordo com a abordagem da Psicodinâmica do Trabalho. O terceiro artigo, de autoria de Sara Maria de Melo Elgenneni e Cristiane Vercesi, relata um estudo de caso realizado com um bancário que, após o processo de privatização da instituição bancária em que trabalhava, sofreu assédio moral de gerentes. O quarto artigo, redigido por Celso Aleixo de Barros e Tatiane Lacerda de Oliveira, relata um estudo sobre as relações entre desemprego, sofrimento psíquico e social e o estado de saúde geral em uma amostra de trabalhadores cadastrados em agência de empregos do Distrito Federal. O quinto artigo, escrito por Rosana Hoffman-Câmara e Maria de Fátima Bruno-Faria, compara as percepções de dois grupos de profissionais de uma empresa quanto à influência do contexto de trabalho nas vivências de prazer e sofrimento, de acordo com a abordagem da Ergonomia da Atividade e da Psicodinâmica do Trabalho. O sexto e último artigo deste número da rPOT, escrito por Karen Carvalho de Castro, discute a influência do local de trabalho no diagnóstico e no apoio ao tratamento de trabalhadores acometidos pelo alcoolismo.

Este número da revista veicula também uma resenha, elaborada por Narbal Silva e Susana da Rosa Tolfo, sobre o recém-lançado livro "Estresse nas Organizações de Trabalho", organizado por José Carlos Zanelli.

É com igual satisfação que comunicamos que outras mudanças estão em curso na rPOT. No momento, estamos aprimorando a política editorial, bem como ampliando as áreas temáticas de interesse da revista. Pretendemos atrair novos leitores e pesquisadores, oriundos de campos de conhecimento relacionados à Psicologia Organizacional & do Trabalho, como a Administração, a Sociologia e a Educação. A criação de novas áreas temáticas visa também a aproximar pesquisadores de áreas distintas, estimulando a reflexão conjunta coletiva e a investigação multi e transdisciplinar sobre o trabalho e as organizações. Temas relacionados à Psicologia do Trânsito e à Psicometria, por exemplo, também serão incluídos na política editorial da rPOT.

A revista pretende abrir espaço para o debate entre profissionais e pesquisadores, revisões de literatura, relatos de experiências de consultoria, ensino e extensão universitária. Assim que essas mudanças estiverem implementadas, elas serão comunicadas a todos os interessados na rPOT. Neste momento, estamos definindo regras para a submissão dos novos formatos de artigos que passaremos a aceitar na rPOT. Algumas medidas já estão em fase mais adiantada, como um número especial de revisões de literatura sobre a produção de conhecimentos em POT.

Como se não bastassem essas mudanças, a rPOT está migrando para o Sistema PePSIC de Publicação, que é o módulo de gestão editorial do portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia da Biblioteca Virtual. O portal usa a tecnologia SciELO para gerenciar a publicação de periódicos eletrônicos em Psicologia. Além de automatizar o processo editorial da revista, a migração para o PePSIC trará outras vantagens para a rPOT. Sua visibilidade aumentará, uma vez que é estimado que, aproximadamente, 500 pessoas acessam o Portal diariamente. Ademais, o Portal já hospeda 78 periódicos em diversas áreas da Psicologia, o que permitirá que a rPOT compartilhe espaço com outros periódicos de interesse.

 

Brasília, 11 de outubro de 2009.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons