SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Imagen Corporal y Habilidades Sociales en pacientes con neoplasias de mamaProfesores, Fracaso y Éxito Escolar: Un Estudio en el Contexto Educacional Brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

KROEFF, Renata Fischer da Silveira  y  MARASCHIN, Cleci. Jogos Digitais: Dispositivos para Pensar Práticas Escolares. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp.56-72. ISSN 2175-5027.  https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2515.

Esse artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção de um jogo digital em um contexto escolar, acompanhando os efeitos de sua utilização nas relações entre os estudantes e suas professoras, assim como nos modos dos estudantes interagirem entre si e se posicionarem em relação a suas próprias performances como jogadores. O campo empírico da pesquisa foi composto pela realização de oficinas com 2 professoras e 33 estudantes nas quais as/os participantes utilizaram um jogo digital e, a seguir, conversaram sobre a experiência. Tomamos para análise um episódio que atravessou todas as oficinas e que evidenciou diferenças entre a cultura escolar e a cultura gamer nas relações entre competição e cooperação. Os resultados foram discutidos a partir da contribuição de estudos da área conhecida como Games Studies. Sugere-se que a construção de propostas educativas utilizando jogos digitais possam considerar os conjuntos de práticas associadas à cultura gamer, em especial aquelas relacionadas à constituição de espaços de afinidade entre jogadores.

Palabras clave : competição; cooperação; cultura; aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons