SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2¿El psicoanálisis está preparado para el cambio de sexo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Trivium vol.10 no.2 Rio de Janeiro jul./dic. 2018

https://doi.org/10.18379/2176-4891.2018v2p.Edit 

EDITORIAL

 

Questões Contemporâneas II

 

 

Betty Bernardo Fuks

Editora Responsável

 

 

Devido ao grande número de artigos recebidos para publicação, todos eles problematizando as transformações culturais e mudanças sócio-políticas de nosso tempo, optamos por oferecer ao leitor uma oportunidade de ter acesso a mais uma série de trabalhos que estendem o universo das questões que deram corpo ao primeiro número da Trivium em 2018.

Abrindo essa nova edição, a conferência da psicanalista americana Patrícia Gherovici "A psicanálise está preparada para a mudança de sexo?", aborda o fenômeno cultural descrito nas notícias como "momento transgênero" que está mudando as noções de gênero, sexo e identidade sexual. Sua tese gira em torno da ideia de que essa evolução implica um realinhamento importante na prática psicanalítica.

Em Artigos Temáticos, "O discurso capitalista e seus gadgets" questiona o lugar do sujeito contemporâneo, a partir das evidências da falta de laço social provocado pelo discurso capitalista. "Slow Food e as práticas atuais de cuidado com a alimentação", traz uma reflexão contundente sobre os imperativos de vida saudável e seus efeitos nos modos de o sujeito alimentar-se, em articulação ao contexto político-subjetivo atual. "We are just bored teenagers: notas sobre o tédio na adolescência" oferece uma discussão sobre o tédio e sua relação com a cultura digital, buscando compreender se esse afeto seria uma característica particular da contemporaneidade ou uma manifestação própria da puberdade. Em seguida "Luto e melancolia nas demências: a psicanálise na clínica do envelhecimento" enfrenta a questão das perdas reais e simbólicas que se impõem como pilar fundamental à compreensão da clínica do envelhecimento; questão que se torna cada vez mais presente frente às atuais transformações históricas que atingem a terceira idade. Numa linha psicológica e filosófica, "Mitigação das perdas na população sênior participante de programas sociais" perscruta a figura da morte em grupos de atendimento que têm como meta reinserir socialmente o idoso. "O Ato Analítico no Âmbito da Saúde Mental Pública", contém reflexões teóricas de grande valia aos profissionais da rede pública que apostam no papel da psicanálise de propiciar um espaço para o psicótico fazer o seu trabalho de estabilização. Por fim, "Transferencia en condiciones no ortodoxas: su especificidad" problematiza a psicanálise extramuros e propõe dispositivos de análise necessários à fundamentação desse tipo de prática e de pesquisa que se vem impondo na atualidade.

Em Artigos, o ensaio "Liev Tolstói: o romancista e o dogmático. Do conflito perene à produção literária", mostra que o pathos inconfundível desse autor reside na tensão entre duas facetas, moralista e literária, de modo que sua relevância reside na construção de uma literatura híbrida, marcada por uma dialética conciliatória entre doutrina e ficção. "Memória, traço e escrita", tem como objetivo evidenciar a importância do traço unário na constituição da memória e evidenciar igualmente a presença no psiquismo de uma marca, a letra, que sustenta a relação do sujeito com o desejo. "L'enfant et son ludion", enuncia as bases de uma nova heterologia que, entre os termos lacanianos do Outro e do outro, acharia necessário inserir uma dimensão mais material do que a de objeto a que é ausência de objeto, qual seja, a dimensão de um artefato criado pela diferença que marca o corpo da criança em seu nascimento, entre a água e o ar, tornando este corpo um ludion.

A resenha "Criação, cuidado e (des)autorização na clínica e na formação do analista" sublinha a importância do livro de Daniel Kupermann Estilos do Cuidado: a psicanálise e o traumático, para a clínica contemporânea. O comentário crítico "Aos olhos da psicanálise" reconhece no filme Aos teus Olhos de Carolina Jabor, alguns dos destinos do mal-estar em nosso tempo.

Boa leitura!

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons