SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número77Escenarios masculinos vulnerablesElección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

PENOT, Bernard. A mãe como terceiro, em après-coup, para fazer da menina uma mulher. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.77, pp.207-214. ISSN 0103-5835.

Freud estabeleceu (1932/1976) que para tornar-se mulher, a menina tinha que fazer uma "mudança de objeto". Sem dúvida muito mais do que para o menino, é necessário para a menina que ela comece por realizar uma verdadeira transferência da relação libidinal inicial com sua mãe para seu pai. Porém, é preciso também que esta transferência seja acompanhada après-coup por um outro processo, que vai condicionar a realização mais ou menos bem sucedida desta transferência. Do próprio fato que o pai tenha se tornado objeto libidinal de predileção para a menina, cabe à mãe, a partir deste momento, intervir como terceiro para mediar de maneira eficaz esta nova relação libidinal menina-pai. Alguns fragmentos de análise poderão ilustrar este argumento.

Palabras clave : Feminilidade; Maternal; Mediação terceirizada; Transferência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons