SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número82La cuestión de la autoría: lo impensado de las obras de pensamiento - arte, narración clínica y teoría psicoanalíticaDas Unheimliche en el cuerpo: reflexiones a partir de las crisis pseudo epilépticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

URRIBARRI, Fernando. André Green: o pai na teoria e na clínica contemporânea. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.82, pp.143-159. ISSN 0103-5835.

Este texto corresponde à conferência de abertura do colóquio em homenagem a André Green, “O pai na psicanálise contemporânea”, por ocasião da comemoração dos seus oitenta anos. Propõe uma visão panorâmica da obra deste autor, seguindo o fio temático da questão do pai, do Édipo e da terceiridade na teoria e clínica psicanalíticas. Procura historicizar seu pensamento situando-o em relação a J. Lacan e ao movimento pós-lacaniano, finalizando com a elaboração de um novo modelo psicanalítico contemporâneo, contextualizando, assim, suas idéias mais originais. Destacam-se, nesta trajetória, seus estudos sobre as mudanças ocorridas na clínica psicanalítica das estruturas não-neuróticas (complexo da mãe-morta, posição fóbica central), e as suas idéias sobre a terceiridade, a triangularidade aberta com um terceiro substituível e a bi-triangularidade.

Palabras clave : Pai; Édipo; Simbolização; Terceiridade; Trabalho do negativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )