SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92Joan Riviere índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. A atitude psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp.241-247. ISSN 0103-5835.

Na aula são realçadas as relações entre dinâmicas grupais presentes nos meios psicanalíticos e a atitude psicanalítica, sendo usado o modelo da psicanálise como território descoberto por Freud e explorado pelos psicanalistas. Num momento houve a exploração de diferentes dimensões do território psicanalítico, numa situação que chegou a ser chamada de "Babel psicanalítica". Noutro ocorreram concordâncias teórico-clínicas significativas entre os diferentes grupos. O valor desse processo para a psicanálise como conhecimento é destacado e também como isto não tem sido devidamente explorado. Estes dados são correlacionados com sugestões de Widlöcher sobre a importância para a vitalidade da psicanálise da "supervisão generalizada" usual entre os analistas, mas fazendo a ressalva sobre a tendência à "circularidade" desses processos e, em função disso, destacando a necessidade de uma atenção para o que favoreça "retas de progressão" do conhecimento psicanalítico.

Palabras clave : atitude psicanalítica; dinâmicas grupais; investigações intra e intergrupais na psicanálise; epistemologia da psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons