SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Crónica de una pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

REIS, Vitor Augusto Werner dos  y  WERNER, Patrícia Simões de Almeida Justo da Silva. O estruturalismo na obra de Jacques Lacan: um retorno a questão da linguagem. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp.331-346. ISSN 0103-5835.

Este artigo busca analisar as contribuições do movimento estruturalista para o avanço da psicanálise lacaniana. Para isso, apresentamos um breve histórico sobre as origens desse pensamento e suas principais filiações. Tanto a antropologia de Lévi-Strauss quanto a linguística de Jakobson possibilitaram que Lacan realizasse o seu projeto freudiano atravessado por uma nova forma de produzir ciência. No entanto, destacamos que a relação de Lacan com a linguística saussuriana teve um impacto singular para os rumos da psicanálise. Lacan encontrou na linguística estrutural uma possibilidade de trazer a psicanálise de volta para o seu campo específico - o da linguagem. Desse modo, o estruturalismo ocupa um lugar importante na história da psicanálise, fato este que tentamos demonstrar nesse trabalho.

Palabras clave : psicanálise; estruturalismo; linguística; Lacan; linguagem.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons