SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número102 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

OTTALAGANO, Cesar A.; SZTERLING, Gecel Luzer  y  SZTERLING, Fajga. Conflito de gerações, emergente de ideias novas. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.102, pp.243-259. ISSN 0103-5835.

Os autores trataram os dois temas oficiais do IV Congresso Brasileiro de Psicanálise como integrantes de uma só unidade funcional, interdependente e biunívoca. Propõem-se pesquisar os fatores que podem impedir ou retardar o progresso da investigação do objeto psicanalítico. Tomam como base da pesquisa a experiência clínica, a vivência no meio institucional e com diferentes tipos de establishment. Como esquema metodológico referencial entendem o objeto psicanalítico como a pesquisa do suceder de experiências emocionais e impressões sensoriais que se realizam entre duas pessoas, analisando e analista, da qual se pode chegar a um aprender da experiência, tendo como contexto referencial o setting, como instrumento de trabalho a interpretação e como técnica de investigação a transferência. Deram maior ênfase a uma das partes do casal analítico, o analista e suas instituições. Definem conflito endopsíquico, ideia nova, geração nova velha e o conflito entre ambas. Entendem que o conflito de gerações não se caracteriza por um conflito decorrente de diferenças etárias, mas pelo choque do encontro ou convívio de diferentes estruturas de personalidade. Ser da nova geração é ter uma estrutura mental flexível, capaz de receber, conceber, criar ideias novas através da reformulação ou de novas configurações extraídas do velho, enquanto que ser da velha geração é ter una estrutura mental rígida, conservadora, dogmática, cristalizada e saturada. Encontraram que alguns dos fatores nocivos para ser da "nova geração" estão assentados em núcleos narcísicos, onipotentes do self, desencadeadores de idealização seja do velho ou do novo, rivalidade, inveja, temor de desestruturação psíquica diante do novo, intolerância à frustração do não-saber absoluto, filicídio e parricídio, entre outros.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons