SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número103Ebony and ivoryCarta abierta dirigida al antirracista que nos habita Hombres y mujeres negros - desafíos para tomar posesión del territorio psicoanalítico - convertirse en analista (Para acciones reparatorias) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

CIDADE, Wania Maria Coelho Ferreira. Questões raciais e formação psicanalítica É tudo para ontem. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.103, pp.141-148.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 0103-5835.  https://doi.org/10.5935/0103-5835.v55n103.10.

O artigo pretende tratar de reivindicações que nasceram nos Movimentos Sociais Negros, mas que atingem as instituições psicanalíticas na medida em que tratam da exclusão dos negros dos lugares de saber e poder, e em que buscam recontar a história a partir de seus próprios conhecimentos, instalando novas narrativas que rompem com a opressão e o silenciamento oriundos do sistema colonial. O texto traz sinteticamente a história do movimento psicanalítico no Brasil para mostrar como a formação na área embranqueceu, apesar de em seus primórdios a psicanálise ter contado com a participação de precursores e pioneiros negros. O artigo visa principalmente tornar pública a necessidade de ampliação do acesso à pessoas negras no processo de formação psicanalítica.

Palabras clave : branquitude; instituições psicanalíticas; negação; racismo; colonização do conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )