SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número93Habilidades perceptivas visuais e qualidade de escrita de escolares com dislexia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

GUIDOLIM, Keiteuicia; FERREIRA, Tais de Lima  y  CIASCA, Sylvia Maria. Habilidades sociais em crianças com queixas de hiperatividade e desatenção. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp.159-168. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Alterações na atenção e no comportamento, como a hiperatividade e impulsividade, são pesquisadas por diversas áreas, entre elas a saúde e a educação, visando à compreensão dos processos relacionados a esse transtorno, bem como das alterações comportamentais e sociais. Este trabalho teve como objetivo verificar quais são as habilidades sociais alteradas e o quanto estas influenciam no desenvolvimento social da criança com queixa de desatenção e hiperatividade. MÉTODO: Foram avaliadas 28 crianças, frequentadoras do ensino público fundamental I, que apresentavam queixas de hiperatividade e desatenção, com idade entre 6 e 12 anos, que compuseram dois grupos GI (Queixas de desatenção) e GII (Queixa de desatenção e hiperatividade). Para avaliação das habilidades sociais foi utilizado o IMHSC-Del-Prette (Inventário Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças). RESULTADOS: Diante da análise estatística não houve diferenças significativas entre os grupos no que se refere às habilidades sociais. Na comparação do grupo geral com a amostra de referência do IMHSC-Del-Prette, foi observada que a média referente à resposta do grupo pesquisado está abaixo do intervalo médio da norma de referência, inferindo alguns déficits nos comportamentos sociais.

Palabras clave : Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade; Atenção; Comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )