SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Psicodrama público: um projeto social em CampinasPor que realizar psicodramas públicos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicodrama

versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

ZAMPIERI, Ana Maria Fonseca. Psicodramas públicos: por que e para quê?. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp.41-47. ISSN 2318-0498.

A autora descreve rapidamente suas experiências de trinta e três anos em psicodramas públicos para embasar essas propostas de intervenção psicoterápica e educacional. Ressalta a proposta moreniana como revolucionária, eficaz e contemporânea para o trato de temas cotidianos pouco explicitados na conserva cultural, de fundamental importância para a educação e saúde públicas como: violências, sexualidade, preconceitos, catástrofes, desastres, homo e bifobias, entre outros. Fundamenta a necessidade do psicodrama público na educação e saúde através de reflexões pós resultados clínicos e de pesquisas com diferentes grupos, em diferentes níveis socioculturais. Ressalta o por quê e o para quê dos psicodramas públicos, através da força para uma imunidade psíquica, resiliência e saúde que eles favorecem.

Palabras clave : Psicodrama público; resiliência; saúde; educação; imunidade psíquica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )