SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Predictores de la intención de consumo intensivo episódico de alcohol en adolescentesPorqué no cambian las familias?: Narrativas de terapias familiares de fracaso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BAIA, Pedro Augusto Dias; VELOSO, Milene Maria Xavier; MAGALHAES, Celina Maria Colino  y  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Caracterização da revelação do abuso sexual de crianças e adolescentes: negação, retratação e fatores associados. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.193-202. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.1-14.

A revelação do abuso sexual pode garantir as intervenções psicossociais e legais às vítimas, aos(as) agressores(as), e aos familiares. Este estudo objetivou caracterizar a revelação, negação e retratação do abuso sexual por meio de trinta e um prontuários de casos de abuso sexual registrados contra crianças e adolescentes atendidos em um serviço especializado na cidade de Belém-Pará. Os seguintes fatores foram explorados: idade e sexo (vítimas/agressores), relação entre as vítimas e os(as) agressores(as) (intrafamiliar/extrafamiliar), indivíduo que fez a notificação. Os resultados indicam a predominância de vítimas entre oito e 11 anos de idade, sexo feminino, e agressores entre 14 e 32 anos, sexo masculino. Houve maior ocorrência de abuso sexual intrafamiliar. A mãe biológica realizou as notificações na maioria dos casos (n=14). O abuso sexual foi revelado pelas vítimas em 87% dos casos, e a não revelação envolveu abuso intrafamiliar. A negação predominou entre os meninos e crianças de cinco a sete anos. Os dois únicos casos de retratação ocorreram na amostra de meninos. A revelação, negação e retratação devem ser utilizadas como indicadores importantes na avaliação e compreensão dos casos de abuso sexual infantil.

Palabras clave : Abuso sexual; revelação; negação; retratação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )