SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Fique vivo: ciudadanía y prevención del sida con jóvenes encancerados - reflexiones de una prácticaPrevención a las DST/Sida y procesos comunicativos: estudio de caso, a partir del cuadro de la vulnerabilidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FERRAZ, Dulce Aurélia de Souza  y  NEMES, Maria Ines Battistella. Cogestão e prevenção das DST/Aids na atenção primária: contribuições desde o referencial dos direitos humanos e da vulnerabilidade. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp.735-749. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.3-EE04PT.

A implantação de ações de prevenção das DST/aids nos serviços de atenção primária à saúde é diretriz nacional e se coaduna com os princípios organizativos desse nível de atenção. Contudo, características da organização do trabalho em saúde predominante no Brasil associadas à baixa definição tecnológica dessas ações têm limitado sua efetivação conforme os princípios do quadro da vulnerabilidade e dos direitos humanos. Partindo da análise da reunião devolutiva de estudo sobre a implantação dessas ações numa Unidade de Saúde da Família, este artigo analisa as potencialidades dos espaços de cogestão para o aprimoramento desse processo de implantação, bem como do referencial da vulnerabilidade e dos direitos humanos, articulado à teoria do trabalho em saúde, para reorientação das práticas. Os resultados mostram que esses espaços, orientados pelos referenciais supracitados, favorecem o reconhecimento do processo de trabalho, a identificação das dificuldades vivenciadas pelos profissionais em relação à prevenção das DST/aids e contribuem para a formulação de soluções baseadas nas experiências concretas. Visando a avançar na implantação das ações, sugerem-se ações continuadas de cogestão e aproximação com experiências convergentes no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Palabras clave : Aids; atenção primária à saúde; vulnerabilidade; direitos humanos; cogestão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )