SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Aparato experimental de elección: desarrollo de sistema informatizado para el estudio del comportamiento de elecciónSufrimiento psíquico y estrategias defensivas utilizadas por los desempleados: contribuciones de la psicodinámica del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra; WENDT, Guilherme Welter; LISBOA, Carolina  y  MORAES, Marcela Alves de. Preditores da adição ao trabalho em trabalhadores que utilizam tecnologias de informação e comunicação. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.377-387. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-09.

Denomina-se por adição ao trabalho a combinação de trabalho excessivo e necessidade de trabalhar constantemente o que pode desencadear problemas físicos e psicossomáticos. Este tema tem recebido especial atenção da comunidade científica uma vez que, em casos de adição ao trabalho, o indivíduo vai perdendo gradativamente o controle emocional em relação às exigências ocupacionais. Assim, o presente estudo buscou verificar se variáveis sociodemográficas, laborais, tecnoestresse e satisfação com a vida predizem adição ao trabalho em trabalhadores que utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas suas atividades laborais. Trata-se de um estudo de delineamento observacional analítico transversal, sendo a amostra composta por 88 trabalhadores que utilizam em seu trabalho TICs. Os resultados do estudo revelam que as dimensões do tecnoestresse explicam a adição ao trabalho, corroborando modelos teóricos que apontam para uma associação entre utilizar excessivamente tecnologia e maior tendência para desenvolver adição ao trabalho. A dimensão ansiedade, quanto ao uso de TICs, revelou maior poder explicativo para as dimensões da adição ao trabalho: trabalho excessivo e trabalho compulsivo. No tocante à dimensão trabalho excessivo, verificou-se ainda que a descrença sobre o uso de TICs explica, juntamente com a ansiedade, comportamentos de trabalhar excessivamente. As implicações destes resultados podem ter especial importância na implementação e reorganização de rotinas de trabalho, nas políticas de saúde do trabalhador assim como no campo da prevenção e intervenção psicossocial e clínica.

Palabras clave : Adição ao trabalho; preditores; tecnologias de informação e comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )