SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Estructura representacional del Vitiligo: marcas que No se Restringen La Piel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

DUTRA, Camila Arguello; BERIA, Francielle Machado; LIGORIO, Isadora Silveira  y  GAUER, Gustavo. Evidências de eletroencefalograma para supressão de memória: uma revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp.601-613. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2019.3-01.

Compreender como as pessoas esquecem é um dos objetivos fundamentais da ciência da memória. Estudos recentes indicam que os humanos podem voluntariamente regular a consciência de memórias indesejadas, interrompendo o processo de recuperação que normalmente levaria experiências passadas para a consciência. A pesquisa de Potenciais Relacionados a Eventos (PRE) sobre recuperação de memória revela que os efeitos eletrofisiológicos, com temporização específica e topografia do couro cabeludo, servem como marcadores de processos de memória. Esta revisão sistemática examina a literatura sobre alterações de EEG na supressão de memória, destacando seus resultados em indicadores eletrofisiológicos. Uma revisão sistemática de janeiro de 2007 a novembro de 2017 foi realizada usando as bases de dados PubMed, Embase e ScienceDirect. Como resultados, 12 estudos foram elegíveis para inclusão. Há evidência de que uma positividade parietal em torno de 400-800ms após a apresentação da pista é um marcador de PRE de lembrança consciente durante a recuperação da memória. Além disso, uma maior deflexão do componente N2 durante a supressão da recuperação sugeriu maior esquecimento induzido pela supressão.

Palabras clave : Potencial relacionado a eventos; eletroencefalograma; supressão de memória; controle inibitório; think/no-think.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons