SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Contribuciones Psicoanalíticas a las Raíces del Racismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SARAIVA, Francisco Raone Barbosa; SOUZA, Camila  y  MOREIRA, Virginia. “Minha vida só acontecia na Internet”: o caso Pedro na perspectiva da fenomenologia de Merleau-Ponty. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.3, pp.1264-1284.  Epub 06-Mayo-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.70384.

A Internet mudou a nossa relação com o tempo e também transformou nossas experiências, fomentando novas formas de subjetivação. Na sociedade contemporânea, os indivíduos estão cada vez mais conectados, o que pode ocasionar em adoecimentos, tais como o transtorno do jogo pela Internet. Este se relaciona com uma das dimensões que fundamenta a existência humana, a saber: o tempo. Este trabalho tem o objetivo de compreender, sob o olhar da fenomenologia filosófica de Merleau-Ponty, a experiência do tempo vivido de Pedro, jovem dependente do jogo pela Internet. Utilizamos como método o estudo de caso único, e compreendemos a dependência do jogo pela Internet de Pedro como um fenômeno ligado às relações estabelecidas entre ele e o mundo contemporâneo, seja em âmbito individual ou coletivo. Relações que são inseparáveis dos elementos que constituem o Lebenswelt (mundo vivido) de Pedro, como a temporalidade. O tempo do relógio influenciou o tempo interior e vice-versa, denotando a indivisibilidade do fenômeno para o qual só há sentido do tempo porque o homem é o próprio tempo.

Palabras clave : Internet (dependência); tempo; fenomenologia existencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )