SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Estilos del Apego es Esquemas Iniciales Desadaptativos em Estudiantes Universitarios¿Qué hace un “Joven Aprendiz”? Trabajo Psíquico Adolescente durante la Pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SOUSA, Marília Mendes Moreira de; SANTOS, Walberto Silva dos; GUSMAO, Estefânea Élida da Silva  y  SOUSA, Sophia Loren de Holanda. Questionário Sobre o Jeitinho Brasileiro: Proposta de uma Versão Infantil (QJB-INF). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.3, pp.936-952.  Epub 03-Mayo-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.79270.

O jeitinho brasileiro é uma estratégia social que visa a resolução de problemas por negociações. O jeitinho brasileiro é uma estratégia social que visa a resolução de problemas por negociações. Não obstante a relevância do desenvolvimento dessa habilidade desde a infância, há carência de instrumentos de avaliação para crianças. O objetivo deste estudo foi adaptar o Questionário sobre o jeitinho brasileiro - Versão individual para o âmbito infantil, apresentando evidências de validade e precisão. Inicialmente, contou-se com uma amostra de 131 participantes. Contudo, procurando acessar predominantemente crianças, excluíram-se, por apresentarem idades superiores a 13 anos, oito participantes. Assim, o estudo contemplou uma amostra de 123 crianças, maioria menina (61,2%), com idade média de 10,5 anos (DP = 1.78), distribuídas do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, sendo: 7,4% do 1º e do 2º ano; 39,9%, do 3º e do 4º ano; 37,4%, do 5º e do 6º ano; e 15,4% do 7º ano. Após a realização de análises fatoriais exploratórias, os resultados indicaram ser coerente uma estrutura composta por dois fatores, cujos itens representam conteúdos relacionados à compreensão do jeitinho por comportamentos antissociais (11 itens) e criatividade (5 itens). Conjuntamente, esses fatores explicaram 37,5% da variância e apresentaram consistência interna considerada satisfatória, promovendo uma medida útil para pesquisas e avaliação do construto com amostras infantis.

Palabras clave : Brasil; infância; criatividade; comportamento antissocial..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )