SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Proyectos sociales sobre discusion en la psicologia del esporteDe la psicología del deporte que tenemos a la psicología del deporte que queremos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versión On-line ISSN 1981-9145

Resumen

GEISLER, Guido  y  LEITH, Larry M.. Estados motivacionais de jogadores de futebol no Canadá, Alemanha e Japão na perspectiva da teoria dos reversos. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp.01-19. ISSN 1981-9145.

Esse estudo descritivo e exploratório baseia-se na Teoria dos Reversos para investigar o estado motivacional de 179 jogadores de futebol universitário no Canadá, Alemanha e Japão. Dados foram também obtidos a partir do que os jogadores pensam em relação ao ambiente universitário futebolístico. Os resultados sugerem que todos os participantes estavam orientados pelos estados motivacionais maestria (competitivo e controle sobre outros) e conformidade (tendência a estar de acordo com as regras) durante o jogo. Identificou-se que o estado télico (evita alta excitação com foco no objetivo) é muito significativo entre jogadores japoneses. Estes também apresentam maior significância para ambos os estados simpático (cooperativo e harmonização com outros) e alóico (altruístico e preocupação com o resultado do outro) em comparação com atletas canadenses e alemães. Ainda com referência à dominância dos estados motivacionais, jogadores canadenses pareciam estarem mais conscientes do seu estado dominante, maestria. Enquanto que na equipe japonesa o estado télico foi observado como o mais predominante, na alemã há um maior predomínio dos estados alóico, áutico (egoístico e preocupação com os próprios resultados) e maestria. Outros dados, obtidos por análise de conteúdo, revelaram que o futebol universitário no Canadá e Japão promovem os aspectos social-rendimento com preocupação com atmosfera do jogo. Enquanto que na Alemanha observa-se maior enfoque nos aspectos social-recreacional que nas equipes anteriores. Esses resultados apóiam fundamentos preliminares para posteriores trabalhos inter-culturais. Pesquisas futuras poderiam considerar estados motivacionais de mais futebolístas, incluindo jogadores brasileiros, bem como a correlação desses estados com relação à vitória e derrota durante períodos de tempo.

Palabras clave : Estados motivacionais; Teoria dos reversos; Futebol; Estudos inter-culturais; Esporte universitário; Análise de conteúdo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons