SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Antimonumentos: trabalho de memória e de resistênciaO(s) tempo(s) na psicanálise e no cinema: o sentido baseado no só-depois índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

CANAVEZ, Fernanda. Por uma clínica do múltiplo: uma investigação sobre as resistências. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.1, pp.55-67. ISSN 2176-4891.

O artigo investiga a resistência em suas diversas acepções no pensamento freudiano para enaltecer a multiplicidade do psiquismo. No início, a obra de Freud é sensivelmente marcada pelas resistências atribuídas ao eu. Todavia, estas se mostraram insuficientes para contemplar as diferentes dinâmicas psíquicas reveladas com a passagem para o segundo dualismo pulsional e para a segunda tópica freudiana. Também as instâncias do isso e do supereu evidenciam suas resistências, indicando outro registro para a compreensão do psiquismo, afinado à formulação do segundo dualismo pulsional e ao que escapa ao princípio do prazer. Assim, se o fenômeno da resistência pode ser interpretado como entrave à fluidez de uma análise, também não deixa de indicar o que escapa à possibilidade de apreensão pelo método clínico, destacando o caráter múltiplo do psiquismo.

Palabras clave : psicanálise; resistência; clínica; elaboração.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )