SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Autopercepción Negativa de la Salud en Adolescentes durante la Pandemia de COVID-19 y Factores AsociadosAnálisis del Proceso de Interconsulta Psicológica con Ancianos en un Hospital Universitario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

THUMS, Luana  y  RODRIGUES, Jaqueline de Carvalho. Bem-Estar Subjetivo, Qualidade de Vida e Sintomas Psicológicos em Adulto: após Acidente Vascular Cerebral. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.85-98.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2045.

Investigou-se a percepção do bem-estar subjetivo (BES), qualidade de vida (QV) e sintomas psicológicos de indivíduos que estavam ou não em reabilitação após acidente vascular cerebral (AVC). Participaram 15 adultos (M = 40,73; DP = 9,46 anos), que responderam à escala brasileira de Bem-Estar Subjetivo (EBES), Escala de Qualidade de Vida Específica para AVC (EQVE-AVE)e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. A partir do levantamento, verificou-se que a amostra apresentou níveis baixos e moderados de BES e de QV. Participantes que se mantiveram em reabilitação após o AVC demonstraram maiores níveis de afetos positivos, menores afetos negativos e sintomas de estresse. Maiores sintomas psicológicos estiveram relacionados a menores níveis de BES e QV. Este estudo destaca a importância da reabilitação pós-AVC, focando as necessidades de cada indivíduo. Serviços de atendimento multiprofissional devem considerar o quanto os aspectos emocionais e as experiências subjetivas afetam a recuperação dos pacientes.

Palabras clave : bem-estar subjetivo; qualidade de vida; acidente vascular cerebral; reabilitação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )