SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Influencia de la Pandemia de la COVID-19 en la Calidad de vida de los Estudiantes UniversitariosEl Sentido de la Vida tras el Diagnóstico de Cáncer Hematológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

BELARMINO, Victor; DIMENSTEIN, Magda  y  LEITE, Jáder. Saúde Mental de Homens Gays na Pandemia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.153-166.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2075.

Vulnerabilidades prévias e sofrimentos crônicos relativos a preconceito, homofobia e discriminação marcam o cotidiano de gays. Tais vulnerabilidades e sofrimentos ganham novos contornos perante as restrições sanitárias impostas pela pandemia da covid-19. Objetivando compreender os fatores de vulnerabilização e adoecimento mental entre gays, realizou-se em 2020 uma pesquisa, do tipo exploratória, junto a 43 homens gays, com utilização de questionário eletrônico, da ferramenta Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e realização de entrevistas com roteiro semiestruturado, junto a 8 participantes. Encontrou-se o percentual elevado de 60,5% no indicativo de Transtornos Mentais Comuns (TMC) entre os respondentes. Os dados indicam que os TMC se associam a marcadores sociais como raça, renda, escolaridade, bem como moradia, desigualdades no acesso e circulação na cidade e, particularmente, ser gay afeminado. As restrições sanitárias impuseram a intensificação de relações familiares conservadoras e heteronormativas e a diminuição da mobilidade, afastamento dos laços comunitários e de sociabilidade gay, agravando o estado de saúde mental.

Palabras clave : pandemia; saúde mental; gay; vulnerabilidades prévias; transtornos mentais comuns.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )