SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Salud Mental de los Hombres Gays en la PandemiaCualidades Psicométricas del Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) para el Uso en Centros de Atención Psicosocial Alcohol y Drogas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

DIAS, Daniella Cristina Sampaio  y  NUNES, Mykaella Cristina Antunes. O Sentido da Vida após o Diagnóstico de Câncer Hematológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.167-180.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2067.

Introdução:

O presente artigo teve como objetivo conhecer quais sentidos são atribuídos à vida após o diagnóstico de câncer hematológico por pacientes internados em uma enfermaria onco-hematológica de um hospital geral, segundo a perspectiva conceitual de Viktor Frankl.

Método:

Trata-se de pesquisa qualitativa, consistindo em estudo de casos múltiplos, com dados obtidos a partir da entrevista de cinco pacientes com idade entre 24 e 56 anos.

Resultados e discussão:

Na análise de conteúdo, identificaram-se três categorias, sendo: do adoecimento à confirmação do diagnóstico; o período de internação e os efeitos do tratamento; e as mudanças decorrentes do diagnóstico oncológico e os novos sentidos atribuídos à vida.

Considerações finais:

Os achados corroboram a fragilização física e psíquica acarretada pelo diagnóstico, internação e tratamento. A experiência de adoecimento é vivida singularmente a partir dos sentidos individuais atribuídos, que se mostraram tanto negativos quanto positivos. Pesquisas desse caráter são importantes para conhecer em profundidade as vivências desses pacientes.

Palabras clave : diagnóstico oncológico; sentido da vida; onco-hematologia; hospitalização; Psicologia hospitalar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )