Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Boletim de Psicologia
versión impresa ISSN 0006-5943
Resumen
FLORY, Elizabete Villibor y RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia. A relação figura-fundo e as estruturas infra-lógicas na construção da identidade psicossocial de pessoas com transtorno severos do comportamento. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp.171-187. ISSN 0006-5943.
O referencial teórico que embasa este trabalho integra aspectos da Teoria da Gestalt a aspectos da construção do real segundo Piaget. O ponto de partida para tal configuração, aqui desenvolvida, foi o contato com a abordagem gestaltista de Wernet acerca do desenvolvimento do ato de perceber (Affolter, apud Wernet).O método utilizado foi o de observação de um caso. Foram analisados comportamentos de cinco sujeitos (entre 22 e 44 anos), com transtornos severos do comportamento e danos no funcionamento cerebral, bem como intervenções psicoterapêuticas. O objetivo foi mostrar o sentido dos atos dos sujeitos, que podem ser compreendidos como expressão da lei da pregnância de Max Wertheimer, e a tentativa de reorganizá-los visando à socialização dos sujeitos. Foi constatada uma diminuição na freqüência de surtos, uma substituição de comportamentos com seqüelas negativas para o sujeito por condutas alternativas sem as seqüelas anteriores, bem como uma melhoria na possibilidade de interação com o outro.
Palabras clave : Gestalt; Estruturas infra-lógicas; Reeducação; Transtornos severos do comportamento; Epistemologia Genética.