SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Honestidad en la consejería multicultural: un estudio piloto de la relación de consejeríaUna muestra de adolescentes gay y bisexuales en Puerto Rico: fortalezas y debilidades en una cultura de dominación heterosexualuzido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Interamerican Journal of Psychology

versión impresa ISSN 0034-9690

Resumen

SCISLESKI, Andrea Cristina Coelho; MARASCHIN, Cleci  y  TITTONI, Jaqueline. A psicologia social e o trabalho em comunidades: limites e possibilidades. Interam. j. psychol. [online]. 2006, vol.40, n.1, pp.47-54. ISSN 0034-9690.

Este artigo discute a implicação, a escuta e a autoria como ferramentas teóricas e metodológicas da Psicologia Social tomando como campo empírico dessa reflexão uma experiência de trabalho com jovens moradores de uma comunidade situada na periferia da cidade de Porto Alegre/Brasil. Parte-se de proposições segundo as quais os modos de habitar e de se deslocar no território da cidade têm efeitos subjetivos e de que é possível constituir uma estratégia de intervenção baseada em ações coletivas de circulação e de reflexão desses deslocamentos. Quando as ações coletivas de circulação e de reflexão operacionalizam espaços exercícios de autoria assistimos tanto a uma reconfiguração subjetiva dos sujeitos quanto a dos próprios profissionais. Chegando a conclusão que estratégias que visem à ampliação dos territórios de circulação da cidade são necessárias não somente aos moradores das periferias das mesmas, mas também aos psicólogos sociais.

Palabras clave : Psicologia social; Adolescentes; Comunidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )