SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Uma perspectiva psicanalítica sobre a transitoriedade: análise da personagem Vivian do filme “Uma lição de vida”O tratamento da fantasia na escrita literária de Pamuk índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437

Resumen

LOPES, Anchyses Jobim. Cabeça de Medusa: de Caravaggio a Freud e Lacan - sobre pintura e psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp.25-46. ISSN 0100-3437.

Caravaggio: vida e obra. Suas fantasias de castração ampliadas na infância pelas mortes em sua família causadas pela peste, até aquelas testemunhadas na vida adulta pelas decapitações públicas. O mito de Medusa na mitologia grega. A cabeça de Medusa nos textos de Freud e Lacan. Descrição da obra Cabeça de Medusa, de Caravaggio. Autorretratos e decapitações na obra de Caravaggio. O uso de lentes e espelhos pelos pintores da Renascença conectado com a vivência infantil do estádio do espelho descrito por Lacan. O olhar: pulsão invocante, pulsão escópica e objeto a. O olhar e a castração, a violência e a sublimação na obra de Caravaggio. O quadro como artefato sublimatório contendo a pulsão de morte domesticada pela pulsão de vida.

Palabras clave : Arte e psicanálise; Mitologia e psicanálise; Castração; Estádio do espelho; Pulsão escópica; Pulsão invocante; Sublimação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons