SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Topologia do aparato psíquico freudiano e do inconsciente: (da Carta 52 ao isso-inconsciente e da bolsa freudiana à garrafa de Klein em Lacan) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437versión On-line ISSN 2175-3482

Estud. psicanal.  no.54 Belo Horizonte jul./dic. 2020

 

EDITORIAL

 

A revista Estudos de Psicanálise n. 54 abre com o artigo de Marta Gerez-Ambertín, apresentado na jornada do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG), em 2019. A autora esboça a correlação entre a carta 52, o inconsciente da primeira tópica, o isso da segunda tópica e a teoria de Lacan. No texto, Ambertín coloca o inconsciente genuíno em oposição ao inconsciente recalcado.

Após esse tema de abertura, temos seis artigos sobre o caráter traumático da pandemia da Covid-19 que, há um ano, assola nosso quotidiano com aproximadamente duas mil mortes por dia, desde março de 2021.

Os questionamentos que não nos silenciam e que retornam no quotidiano da nossa vida é saber se esta vida reclusa de isolamento e de anúncios frequentes de mortes vai permanecer por muito tempo.

São temas angustiantes, que sobrecarregam nosso aparelho psíquico, levando alguns à negação do potencial mortífero do vírus, evidenciando uma liberdade que não prioriza o vínculo social. Neste período, observamos em vários pacientes a reativação de antigas experiências traumáticas que ameaçam a integridade do eu.

Como consequência do isolamento imposto pela pandemia, os atendimentos psicanalíticos estão sendo realizados de forma on-line. Uma norma antes impensável e fortemente criticada pelos que ousavam introduzi-la em sua clínica. Alguns artigos falam desse tema tão importante no dia a dia do nosso fazer.

Temos ainda uma seção com quatro artigos sobre Freud e o estranho familiar, tema muito caro e sempre lembrado quando nós, analistas, nos defrontamos com situações difíceis de serem elaboradas, quando o estranho, rejeitado pelo eu, retorna no psiquismo para causar espanto, horror e posterior denegação.

Por fim, a revista apresenta quatro artigos de conteúdos psicanalíticos diversos abordando aspectos relativos à teoria e à clínica, que nos permitem refletir e ver sob outro vértice nosso singular ofício de ser psicanalistas criativos, que precisamos sempre inventar e reconstruir novos dispositivos nas situações-limite que hoje predominam no cenário analítico.

Paola Fachini
Presidente do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons